São Vicente de Saragoça
- andrezaoliveirag42
- 22 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
22 de janeiro

Origens
Vicente, com Estêvão e Lourenço, é um dos três clássicos diáconos dos primeiros séculos da Igreja. Curioso é que os três diáconos têm nomes que significam "vitória" ou o prêmio pela vitória.
Conta-se que Vicente estava a serviço do seu bispo Valério para pregar em seu lugar pelo fato de ele não conseguir mais falar. Eloquente em suas palavras e obras, não só ensinava como também fortalecia os fiéis.
Serviço
O grande amor de Vicente manifesta-se no duplo aspecto do seu serviço como diácono e o serviço à Palavra. O grande amor de Vicente manifesta-se no duplo aspecto do seu serviço como diácono e o serviço à Palavra.
Na comemoração dos santos diáconos a Igreja comemora o próprio mistério da Igreja toda ela diaconal, toda ela chamada à diaconia, isto é, ao serviço como Cristo que veio não para ser servido, mas para servir.
Fiel a Deus e sustentado pela oração, diante de si ele tinha o seu grande amor: Deus. São Vicente foi martirizado no ano 304 e é padroeiro principal do patriarcado de Lisboa e também da diocese de Faro.
São Vicente de Saragoça, rogai por nós!
Referências:
Santos na Liturgia: Testemunhas de Cristo - Frei Alberto Beckhauser.
Comments