São João Bosco
- andrezaoliveirag42
- 31 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
31 de janeiro

Origens
Popularmente conhecido como “Pai dos jovens”, Dom Bosco, desde pequeno, já demostrava muita inteligência e apreciação pela organização de jogos entre seus colegas.
Jovens
Tocado por uma visita às prisões, onde acompanhou S. José Cafasso, pôde, no início de sua vida de padre, dedicar-se a sua paixão: a educação dos jovens, em especial a dos jovens pobres e abandonados. Com seu conhecido carinho, pôde conquistar o coração dos jovens ali encarcerados, sentindo em si mesmo a dor que eles sentiam e oferecendo-lhes toda a ajuda necessária, quando fossem soltos.
Longe de passar a mão na cabeça de seus filhinhos e se conformar com a situação dos presidiários, fielmente os conduzia à Verdade de Deus. Todos viam claramente neste sacerdote um homem misericordioso, uma testemunha viva de Cristo que se faz presente já aqui neste mundo com seus sacerdotes ordenados, como Dom Bosco.
Sua pedagogia, baseada na alegria e no amor, conforme as palavras de São Paulo: "A caridade é benigna e paciente, tudo espera, tudo suporta." tornou-se universal. Fundou 2 congregações: a dos padres salesianos e as irmãs filhas de Maria Auxiliadora.
Dom Bosco foi um notável escritor, fundou escolas e editoras para difundir a boa imprensa católica em uma época em que a educação começava a perder a juventude.
São João Bosco, rogai por nós!
Referências:
Um Santo para cada dia - Mario Sgarbossa e Luigi Giovannini.
Comments