São Gregório de Narek
- andrezaoliveirag42
- 27 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
27 de fevereiro

Origens
São Gregório, Abade e Doutor da Igreja, nasceu na Armênia, por volta do ano de 950, numa família culta e cristã. Havendo falecido sua mãe quando ele estava em tenra infância, o pai – nomeado Arcebispo de Andzevatsik, tendo decidido abraçar a vida eclesiástica – confiou a educação do menino a um parente de nome Ananias, cognominado “o Filósofo”, abade do mosteiro de Narek, importante centro cultural de então.
Oração
Instruído nas Sagradas Escrituras e nas letras, destacou-se pela austeridade de sua via ascética e pelo espírito de oração. Depois de ordenado sacerdote foi designado mestre de noviços. Em seu tempo, a Armênia estava em um florescimento das artes – literatura, pintura, arquitetura, teologia –, no qual São Gregório desempenhou papel primordial, enquanto poeta místico, compositor e literato.
Como sua fama de santidade passou do mosteiro de Narek para os mosteiros circunvizinhos, São Gregório converteu-se num reformador de monges. Entretanto, sua radical fidelidade à observância das regras monásticas contrariava o relaxamento de alguns noviços. Estes, movidos ademais pela inveja, promoveram contra ele uma infame perseguição, acusando-o de disseminar heresias em seus ensinamentos. Em consequência, São Gregório foi deposto de seus cargos.
Obras
Zeloso imitador do Mestre e cheio de desvelo pela salvação das almas, São Gregório compôs o Livro das Orações – também conhecido por Livro das Lamentações ou Tragédie –, constituído de 95 orações ou capítulos, todos em verso.
Queria que estes escritos servissem de baliza e esteio para os homens falarem com Deus nas mais variadas circunstâncias. Há quem compare o esforço de se reconciliar com Deus, impregnado no Livro das Orações, com as famosas Confissões de Santo Agostinho.
Durante a sua visita à Armênia em junho de 2016, o Santo Padre destacou que São Gregório de Narek também poderia ser definido como “Doutor da Paz”, porque durante sua vida quis “identificar-se com os vulneráveis e os pecadores de todo o tempo e lugar, para interceder em favor de todos”.
São Gregório de Narek, rogai por nós!
Referências:
São Gregório de Narek: A arte de conversar com Deus. Revista Arautos do Evangelho.
Comments