São Francisco de Sales
- andrezaoliveirag42
- 24 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
24 de janeiro

Origens
São Francisco de Sales, Bispo e Doutor da Igreja, nasceu na Saboia em 1567 e foi um grande promotor da renovação da Igreja proposta pelo Concílio de Trento. Com ótima formação, ainda jovem, foi eleito bispo de Genebra, centro da presença e atuação dos calvinistas, protestantes reformados.
Ministério
Com sua sabedoria pastoral e doçura soube atrair para a Igreja muitos calvinistas. Além do ministério pastoral fecundo, dedicou-se também à animação da espiritualidade para todos os fiés, religiosos ou leigos.
São Francisco de Sales teve o mérito de levar a espiritualidade cristã a todas as classes sociais e a todos os estados de vida. Todos são chamados à santidade. Com Santa Joana de Chantal, fundou a Congregação da Visitação.
Obras
Escreveu dois livros de espiritualidade que se tornaram célebres: Introdução à Vida devota (Filoteia), mostrando que a vida devota ou a espiritualidade é para todos, e o Tratado do Amor de Deus, em que insiste na necessidade de se fundamentar a vida cristã sobre o amor de Deus e do próximo.
Além disso, é titular e patrono da família salesiana, fundada por Dom Bosco, que se inspirou nele ao adotar o nome [salesiano]. Também é patrono dos escritores e dos jornalistas devido ao estilo e ao conteúdo de seus escritos.
O que realçou o serviço deste Santo foi a mansidão e a caridade. Eis a Oração coleta de hoje: Ó Deus, para a salvação da humanidade, quisestes que São Francisco de Sales se fizesse tudo para todos; concedei que, a seu exemplo, manifestemos sempre a mansidão do vosso amor no serviço a nossos irmãos.
São Francisco de Sales, rogai por nós!
Referências:
Santos na Liturgia: Testemunhas de Cristo - Frei Alberto Beckhauser.
Comments