Santo Hilário de Poitiers
- andrezaoliveirag42
- 13 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 24 de fev. de 2024
13 de janeiro

Origens
Hilário nasceu no começo do século IV em Poitiers. Nobre proprietário de terras, quando se converteu já era casado e pai de uma menina, Abre, por ele muito querida. Não muito tempo depois de seu batismo foi proclamado bispo de sua cidade natal. Antes de ir para o exílio teve seis anos de intensos estudos e pregação.
Defesa da Fé
Foi chamado "Atanásio do Ocidente" por se assemelhar ao bispo de Alexandria, ambos tiveram o mesmo adversário: o arianismo (heresia que negava o dogma da Santíssima Trindade).
Combateram-no com as polêmicas teológicas, discursos e escritos.
Ele nasceu no paganismo, mas desde cedo procurou as luzes da verdade nas várias filosofias, em particular no neoplatonismo que mais tarde muito influenciou em seu pensamento. A procura de um sentido para a vida do homem levou-o à leitura da Bíblia, na qual achou a resposta e se converteu ao cristianismo.
Obras
Nos cinco anos que esteve no Oriente aprendeu grego e recolheu farta documentação no original para escrever o livro que lhe deu o título de Doutor da Igreja (por Pio IX): A Trindade ou A fé (contra os arianos) e o opúsculo Contra Macêncio.
Foi uma grande cultura teológica em defesa da ortodoxia e é atribuído a ele o milagre, por meio da oração, de ter ressuscitado uma criança não batizada. Humano nas vitórias e ainda mais humano e compreensivo em aceitar os bispos que, arrependidos, voltavam ao catolicismo.
Santo Hilário, rogai por nós!
Referências:
Um Santo para cada dia - Mario Sgarbossa e Luigi Giovannini.
Comments