Santa Apolônia
- andrezaoliveirag42
- 9 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
09 de fevereiro

Origens
Santa Apolônia viveu no tempo do império romano por volta do ano 249. Era o tempo do imperador Felipe, um dos mais cruéis perseguidores dos cristãos. Apolônia era de Alexandria, cidade importante do Egito, então sob o domínio do império Romano.
Na sétima investida do Imperador Décio contra os cristãos, ela foi capturada. Como Décio sempre fazia, Apolônia foi obrigada a renunciar a sua fé cristã pelas forças do império. Além disso, foi obrigada a prestar culto aos deuses romanos e a obedecer o Imperador.
Martírio
Santa Apolônia, porém, firme na fé e tomada por uma coragem impressionante, negou-se a obedecer. Por isso, em praça pública, ela teve seus dentes arrancados por pedras afiadas e sua face quebrada. Todo o povo, se impressionava com tudo o que via.
Depois de sua morte, seus dentes foram recolhidos e levados para vários mosteiros. Existe um dente e um pedaço de sua mandíbula no Mosteiro de Santa Apolônia em Florença, Itália. O seu martírio dá a ela o título de padroeira dos cirurgiões dentistas.
Santa Apolônia, rogai por nós!
Referências:
Cruz Terra Santa.
Comments